O novo governo dos Estados Unidos, sob domínio do Presidente Donald Trump, tem adotado política de tolerância zero contra imigrantes, que são perseguidos e punidos, ainda que vivam no país em situação legal. As operações anti-imigrantes têm gerado protestos e mobilizado artistas latinos, que representam uma nação que também sofre com as práticas. Shakira, Bad Bunny e Becky G foram alguns dos nomes que já desabafaram nas redes sociais a respeito da movimentação. Veja quem mais falou a respeito!
LEIA MAIS:
- Bad Bunny detona ação do governo Trump em Porto Rico: Filhos da p*ta
- Após vídeo cumprimentando Trump, Addison Rae critica operações anti-imigrantes dos EUA: Decepcionada
- Discurso de Renato Russo defendendo pessoas trans viraliza após política de Trump
- Federação dos Músicos defende Taylor Swift dos ataques de Donald Trump
Shakira
“Eu tinha apenas 19 anos quando me mudei para os EUA, como muitos outros imigrantes colombianos que vêm para este país em busca de um futuro melhor […]. Temos que levantar nossas vozes e deixar bem claro que um país pode mudar suas políticas de imigração, mas o tratamento de todas as pessoas deve ser sempre humano”.
Bad Bunny
“Esses filhos da p-a estão aqui em suas SUVs. Eles estão aqui em Pontezuela. Filhos da p*ta, ao invés de deixarem as pessoas em paz, trabalhando”.
Becky G
“As pessoas atacadas hoje não são ‘imigrantes ilegais’, são seres humanos com DIREITOS […]. Devemos entender que um ataque contra eles é um ataque à NOSSA DEMOCRACIA e um ataque ao que este país foi criado para representar […]. Queremos segurança e proteção para nossa comunidade imigrante — em um país onde o direito de protestar pacificamente mudou consistentemente o curso da história. Nossos corações estão partidos, mas nosso espírito e vontade de lutar, não!”.
Grupo Frontera
“Estamos acompanhando tudo o que está acontecendo em Los Angeles, Texas e em todo o país, e queremos que vocês saibam que não estão sozinhos […]. Como imigrantes, entendemos a dor, a incerteza e o medo que muitos estão vivenciando. É doloroso ver nosso povo passar por isso, e é por isso que queremos nos manifestar […]. Agora, mais do que nunca, é hora de nos unirmos, de cuidarmos uns dos outros e seguirmos em direção à dignidade e à esperança. Continuamos a demonstrar nossa solidariedade à nossa comunidade, porque o seu bem-estar é o que mais importa para nós”.
Peso Pluma
“Estamos profundamente consternados com o que está acontecendo em Los Angeles e em todo o país. Este país foi construído por nossos ancestrais, imigrantes trabalhadores que vieram para cá para construir uma vida melhor para nós […]. Como filhos de imigrantes e como imigrantes, conhecemos pessoalmente essa luta. Sabemos a força necessária para construir uma vida, sacrificar tudo por um futuro melhor e seguir em frente mesmo quando as probabilidades estão contra você”.
Ángela Aguilar
“É um tabu falar sobre coisas assim em premiações e em qualquer lugar […]. E as pessoas dizem para você não fazer isso, mas, novamente, tenho a responsabilidade, como mexicana-americana, de falar sobre as injustiças que estão acontecendo, porque elas afetam diretamente o meu povo, as pessoas que vão aos meus shows e consomem minha música. Não há nada pior do que não ter voz e ter pessoas falando por você”.
Chiquis
“Haverá [agentes da] ICE por toda parte. Então, se você não tiver documentos, sugiro que fique em casa […]. Faça o possível para não sair pelos próximos 30 dias se não for necessário… pense no que pode acontecer amanhã”.
DannyLux
“Me dói muito ver tudo o que está acontecendo em Los Angeles e em todo o país. Já não parece o país da esperança sobre o qual tanto nos falaram”.
Don Omar
“Há algo muito bonito em ser um imigrante, e essa coisa muito bonita em ser um imigrante é o desejo de melhorar a si mesmo […]. É hora de todos nós, migrantes e imigrantes, nos unirmos, devemos nos ver como um só povo”.
Fuerza Regida
“Estamos enviando amor e força às nossas comunidades latinas neste momento difícil […] Estas são as nossas pessoas, os nossos fãs, as mesmas comunidades que inspiram a nossa música. Vemos a sua força e resiliência”.
Também Pode Gostar