O funkeiro Nilo – batizado Nilo de Campos Froelich – chamou bastante atenção no mês passado ao lançar a música “Não Me Provoca”, parceria com a ex-namorada, Luísa Sonza, rendendo polêmica após utilizar de uma estratégia de marketing tida como controversa. O cantor, que é cria da Zona Oeste de São Paulo, porém, lança músicas desde 2022 – com destaque para sucessos como “Fui Mlk” e “Sorrisin de Puto”. Antes de fazer carreira na música, Nilo era uma grande promessa do futebol e chegou a jogar em grandes clubes. Conheça mais da história dele!
LEIA MAIS:
- No aniversário de Luísa Sonza, Nilo toma nova atitude após reclamações da ex
- Ex de Luísa Sonza, Nilo usa fotos antigas para divulgar música; cantora reage
- Andressa Urach lança funk em programa de TV e anuncia MC Pipokinha como empresária
- GR6 Histórias: clássicos do funk de SP ganham nova vida em projeto que celebra o encontro de gerações

Foto: Instagram/@nilo_froelich
Com letras que flutuam entre traição, farra e luxúria, Nilo alçou seu maior voo na música até hoje com a faixa “Fui Mlk”, uma parceria com Mc Paiva ZS, DJ Di Marques e Tropa da W&S, lançada em novembro do ano passado. A música, que é a mais popular do funkeiro no Spotify, soma 211 milhões de plays no tocador. Além dessa, se destacam do repertório dele “Sorrisin de Puto” (124,2 milhões de plays) e “Pode Me Bloquear” (14,6 milhões).
Apesar das faixas de sucesso e dos 6,6 milhões de ouvintes mensais que acumula no Spotify, o funk não foi a primeira opção de Nilo. Na verdade, nem a música. Desde pequeno, ele sonhava em ser jogador de futebol e, dono de muitas habilidades para os esportes, aos 15 anos de idade ele já era visto como uma aposta para o futebol paulistano, com passagens por clubes como São Paulo e Palmeiras.
“Sempre quis ser jogador de futebol. Na real, sempre fui bem imperativo, fazia muita coisa ao mesmo tempo e sempre tive muitas habilidades no esporte. Meu pai faleceu quando eu tinha 9 anos e acabei entrando numa ‘brisa’ de ter dinheiro para ajudar minha família”, disse o cantor em entrevista à Billboard Brasil. Aos 16 anos, ele decidiu largar tudo para tentar a sorte na música, mas antes do funk se aventurou por outros estilos.
Com pinta de ‘galã do funk’, Nilo garante que na vida real e em seus relacionamentos ele é bem diferente daquilo que canta. “Não bebo, não fumo e não faço nada disso que falo nas músicas. Na realidade, sou bem tranquilo […]. Hoje em dia, as meninas não acreditam que eu sou de boa, de jeito nenhum. Para convencê-las, é um processo longo”, declarou ele na mesma entrevista.
A polêmica com a ex, Luísa Sonza

(Fotos: Instagram @nilo_froelich / @luisasonza)
Após abrir uma galeria de fotos do tempo em que namorou a cantora para divulgar música gravada com ela,Nilo reagiu às supostas reclamações de Luísa Sonza, no último dia 18 de julho, data do aniversário de 27 anos da cantora, sua ex-namorada. Ele voltou a postar uma foto com ela no Instagram para divulgar sua música nova, “Não Me Provoca”, mas colocou um emoji bem na frente do rosto dela.

(Foto: Instagram @nilo_froelich)
Entenda o contexto: Nilo surpreendeu a todos – inclusive Luísa – ao postar várias fotos de quando namorava a cantora no Instagram. Ele usou o material pessoal para divulgar uma música inédita, que gravou com ela, “Não Me Provoca”.
Segundo o próprio cantor, Luísa Sonza detestou a atitude e o bloqueou no Instagram. “O bagulho tá louco, tropa! A Luísa já me xingou de tudo aqui, já me bloqueou… Vamos com calma, tropa. Vamos com calma. O pai precisa acordar. Ex é fod*, vocês sabem como é… sempre tem um atrito, sempre tem um problema. Não sei por que eu fui inventar a moda de fazer música com a minha ex. O bagulho ficou louco aqui, deu bolete. A música tá top, vamo que vamo. Vamos ser feliz. Vambora!”, ele declarou nos stories.

(Foto: Instagram @nilo_froelich)

(Fotos: Instagram @nilo_froelich)

(Foto: Instagram @nilo_froelich)

(Foto: Instagram @nilo_froelich)
Novos posts de Nilo
Mas o conflito não o impediu de promover “Não Me Provoca”. Nilo fez mais fotos no Instagram utilizando a música de fundo. Em um vídeo, ele dubla a faixa dentro do carro. Em outro, ele aparece com pouca roupa, cantando no banheiro. Veja:
O namoro de Luísa Sonza e Nilo durou apenas oito meses, segundo o cantor. “Foi um ano juntos, ficando, mas a gente namorou mesmo por uns oito meses e terminou na metade de 2023, antes do Chico Moedas. Não sei o motivo do término, ela que terminou comigo. Mas foi um término tranquilo. A gente não chegou a brigar. Só que a gente não manteve o contato. Ela já engatou em outro relacionamento e eu também segui a minha vida”, ele contou à revista Quem.