O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes fez questão de rebater a BBC, após matéria contestando o número de 2,1 milhões de pessoas no show gratuito de Lady Gaga na Praia de Copacabana. A BBC calcula que, pelo espaço ocupado na orla, o público tenha chegado a 660 mil pessoas – número 68,5% menor do que o divulgado oficialmente.
“Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes”, Eduardo Paes escreveu no X (Twitter). Ele ainda fez questão de escrever, em inglês, a fórmula matemática usada para calcular o público presente no evento (a BBC havia questionado que a Prefeitura não tinha explicado a base do cálculo).

(Foto: Brazil News)
“Meu Deus. Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da Praia de Copacabana. Pior que isso: eles acham que nós, brasileiros, nos mantemos afastados uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha. Somos tropicais e mais quentes. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente melhorarão o humor”, escreveu o prefeito.
Leia mais:
- Lady Gaga em Copacabana: BBC contesta número oficial e estima que público foi de menos de 1 milhão de pessoas
- Lady Gaga está fascinada por uma artista nova de “letras lendárias”: saiba quem
- Lady Gaga gravou um clipe no México com direção de Tim Burton?
Confira a fórmula utilizada para calcular o público do show de Lady Gaga em Copacabana:

(Foto: X @eduardopaes)
O show de Lady Gaga na Praia de Copacabana fez parte do evento anual “Todo Mundo No Rio”, organizado pela produtora Bonus Track. O evento entrou para o Guinness Book como maior público de show gratuito de artista feminina.
Grupo Arco-Íris também se manifesta
O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, organizador da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro, emitiu uma nota para comentar a matéria da BBC. Leia:
“O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, realizador da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, vem a público reafirmar a confiança nos números oficiais de público registrados pela Prefeitura, Polícia Militar e produtores, durante o show de Lady Gaga em Copacabana, evento que atraiu milhões de pessoas e se consolidou como um marco de celebração da diversidade, da luta contra o preconceito e da liberdade.
A Cidade Maravilhosa, com sua vocação natural para grandes eventos, mais uma vez se mostrou capaz de reunir multidões apaixonadas pela festa, pela liberdade e pela alegria – princípios que também são compartilhados pela Parada do Orgulho LGBTI+ Rio e pela própria Lady Gaga. Tais eventos são muito mais do que números; são a manifestação de um povo que vive e celebra a pluralidade em sua forma mais autêntica.
A contestação feita por veículos estrangeiros não reflete a realidade da efervescente cena carioca, que tem Copacabana como um palco histórico de grandes encontros culturais, políticos e sociais. A pluralidade e a exuberância do povo brasileiro não podem ser ignoradas ou subestimadas.
Tá sem assunto? Aceita que o Rio dá o nome!
A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio segue sua caminhada para mais uma edição histórica, marcada para o dia 23 de novembro e, neste ano, celebrando 30 anos de história – sempre promovendo a inclusão, o respeito e o orgulho de ser quem somos.
Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+
Realizador da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio”