Para tudo tem uma primeira vez e agora é o momento do SeráQAbre?, um bloco já consolidado na folia carioca, fazer sua estreia no Carnaval de Salvador. O bloco, idealizado pelo POPline, se junta ao Grindr, Global Gayborhood in Your Pocket™, a maior rede social para gays, bissexuais, transexuais e adultos queer, para um desfile sem cordas – ou pipoca, como chamam na capital baiana -, que atravessará o circuito Barra-Ondina no dia 17 de fevereiro, terça-feira, com saída às 19h. Carla Cristina e Pabllo Vittar são as primeiras artistas confirmadas na grande festa.
LEIA MAIS:
- Atração do SeráQAbre? de Carnaval, Ebony leva hip-hop ao Palácio do Planalto em ato contra o feminicídio
- Ivete Sangalo leva 500 mil pessoas em seu primeiro megabloco no Rio
- Ivete Sangalo dança com Pedro Sampaio em seu megabloco no Rio (vídeo)
- Atrações do SeráQAbre? no Carnaval do Rio, Carol Biazin e Ebony podem performar Que Pecado! juntas
Foto: Instagram/@carlacristinaoficial
A cantora baiana Carla Cristina é atração confirmada para puxar o trio com todo seu carisma e com sua música que é aposta para a festividade, “Sapo Folião”. Já Pabllo Vittar, que tem participação confirmada na estreia do SeráQAbre? em Salvador, realizará o pedido incessante dos fãs baianos que clamam por seu retorno ao Carnaval da cidade.
A parceria com o Grindr
Mais do que uma primeira aparição simbólica, SeráQAbre? faz parte de um compromisso mais amplo com a presença cultural e comunitária durante o Carnaval. Ao apoiar o bloco, o Grindr traz o “Seguro com Local” para Salvador, uma iniciativa centrada em bem-estar, informação e autonomia pessoal. O programa combina orientações práticas, recursos de privacidade e segurança da plataforma, conteúdo cultural e parcerias locais. Tudo em sintonia com a energia intensa, diversa e livre do Carnaval. Desenvolvido em parceria com o POPline, responsável por levar o Bloco SeráQAbre? para as ruas, o projeto integra ativações digitais, mensagens dentro do aplicativo e presença física no Carnaval.
“O Carnaval sempre foi um espaço de expressão e conexão, trazendo milhões de pessoas para as ruas. Para a nossa comunidade, esse momento pode vir acompanhado de discussões relevantes sobre segurança […]. ‘Seguro com Local’ é sobre conhecer pessoas onde elas estão, com orientações localmente relevantes e práticas que ajudam a comunidade. Assim, as pessoas fazem escolhas bem informadas, se sentem mais confiantes e no controle da situação. Nosso papel não é só celebrar a cultura, mas também ajudar a proteger a comunidade que a cria”, destaca Tristan Pinedo, CMO do Grindr.
Por meio do Grindr for Equality, iniciativa de impacto social do Grindr que promove saúde e direitos humanos para comunidades LGBTQIA+ em todo o mundo, o Grindr está trabalhando com a Aliança Nacional LGBTI+ para apoiar o bem-estar e os direitos da população LGBTQIA+ no Brasil, por meio de engajamento liderado pela comunidade e mensagens no aplicativo durante o Carnaval.
“O Carnaval é um dos momentos mais poderosos para a nossa comunidade ocupar o espaço público”, afirma Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e diretor da Rede Gay Latino. “Para pessoas trans e queer, grandes multidões podem trazer tanto alegria quanto vulnerabilidade. Quando plataformas como o Grindr dialogam e compartilham seu alcance com organizações LGBTQIA+, isso ajuda a garantir que esses momentos sejam vividos com dignidade e respeito”, complementa.
Usuários do Grindr elegeram o Carnaval de Salvador como o melhor do país para a comunidade LGBTQIAPN+
No final do ano passado, Grindr lançou o seu primeiro “Unwrapped” no Brasil, um levantamento realizado com a sua base própria de usuários. Os resultados colocaram Salvador entre os três principais destinos gays e apontaram o seu Carnaval como o melhor do país para a comunidade. Esses dados reforçaram a decisão do Grindr de apoiar o SeráQAbre?, um bloco conduzido por uma artista baiana ao lado de convidados, e que incorpora a identidade, o poder cultural e a diversidade que fazem Salvador um símbolo definitivo do Carnaval e da comunidade.
De acordo com o baiano Flávio Saturnino, fundador e CEO do POPline e um dos idealizadores do bloco, o projeto reforça o papel da cultura pop como um espaço de pertencimento e transformação. “Trazer o SeráQAbre? para Salvador é sobre reconhecer a força da comunidade LGBT dentro do Carnaval e criar um espaço no qual todos possam se sentir vistos, seguros e bem-vindos. Ver o bloco presente por diferentes cidades do país reforça esse compromisso”, diz Flávio, que reforça a importância do apoio da rede social. “A parceria com o Grindr não apenas é fundamental para a realização do bloco, mas também soma ao trazer uma conversa responsável e atual sobre cuidado, sem tirar a leveza da festa”, pontua.
“Eu amo ver pessoas de todas as identidades juntas, dançando e celebrando”, diz Pabllo Vittar, que tem presença confirmada no bloco. “É por isso que iniciativas como a ‘Seguro com Local’ importam. É uma ação que dá a confiança e suporte para que as pessoas se divirtam, respeitando a si mesmas e aos outros. Poder ser ousado e se sentir seguro é o que faz com que esses momentos sejam inesquecíveis”, acrescentou.
Foto: Fernando Aceves
Por meio das atividades, Grindr continuará a oferecer orientação contextualizada e lembretes no aplicativo, destacando funcionalidades de privacidade digital, incentivando escolhas bem informadas e a segurança pessoal. A iniciativa ressalta a importância da conscientização, do consentimento e do respeito aos limites, além do uso consciente das ferramentas digitais, ajudando todos a aproveitarem o Carnaval de Salvador com responsabilidade, confiança e energia para criar conexões.




