A chama do Bloco da Preta deverá permanecer acesa mesmo que sem a presença física da cantora no alto do trio… Foi revelado, nesta terça-feira (29), que o tradicional bloco de rua comandado por Preta Gil deve retornar ao Carnaval no ano que vem. O evento, que já estaria confirmado em 3 cidades, viria como mais uma forma de homenagear a artista e o legado deixado por ela. Preta faleceu aos 50 anos, no último dia 20, após dois anos e meio de luta contra um câncer de intestino.
LEIA MAIS:
- Antes de falecer, Preta Gil proibiu Gominho de entrar para o BBB; saiba o motivo!
- Ludmilla dedica 1º show de despedida da Numanice #3 Tour à Preta Gil e faz dueto com Ana Carolina; veja o vídeo
- Playlist que tocou no velório de Preta Gil não foi escolhida por ela; saiba quem foi o responsável
- As 100 músicas escolhidas por Preta Gil para tocar em seu velório

Foto: Alex Santana
O Bloco da Preta retorna às ruas em 2026 com previsão de passar pelo Rio de Janeiro no período pré-folia, em Salvador durante a própria festividade momesca e em São Paulo no período pós-Carnaval, como costumou acontecer nos últimos anos em que Preta esteve à frente do evento, conforme reportou o Portal Leo Dias.
A proposta ao colocar o bloco nas ruas novamente seria o de homenagear a vida e a arte da cantora, além da tradição criada pelo bloco, que teve sua primeira edição em 2009. A última vez que o Bloco da Preta aconteceu foi em fevereiro de 2024, no Rio de Janeiro. À época, a artista trocou as ruas pelos palcos, já que, naquele período, ela concluía a primeira fase do tratamento contra o câncer.
Na ocasião, que marcou seu retorno aos palcos, ela trouxe como tema o lema “De Volta ao Sol”, o mesmo nome que ela deu ao EP que lançou no mesmo mês. À época, Preta contou ao POPline que estava determinada a levar o bloco para as ruas novamente em 2025. Os planos, porém, não seguiram adiante, já que em dezembro de 2024 a cantora passou por uma longa cirurgia para retirada de tumores.
Prefeitura do Rio batiza circuito de mega blocos como “Circuito Preta Gil”

Foto: Instagram @blocodapreta
Logo após a morte de Preta, que faleceu em 20 de julho, foi confirmado que o trajeto de carnaval onde desfilam os mega blocos do Rio de Janeiro passa a se chamar Circuito Preta Gil. O decreto do prefeito Eduardo Paes já foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro e é uma homenagem à Preta Gil, falecida vítima de um câncer de intestino.

(Foto: Instagram/@blocodapreta)
A homenagem está, de fato, à altura de Preta Gil, que comandou por anos o Bloco da Preta na região central do Rio, um dos maiores do carnaval carioca. O decreto publicado diz o seguinte:
“Decreto Rio Nº 56446 de 21 de julho de 2025 cria o circuito de Blocos de Carnaval de rua ‘Preta Gil’, e dá outras providências. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor decreta: Fica instituído o Circuito de Blocos de Carnaval de Rua ‘Preta Gil’, como parte oficial da programação do Carnaval de Rua da cidade do Rio de Janeiro”
Também Pode Gostar