Qual a melhor tradução para “The Life of a Showgirl”, título do álbum novo da Taylor Swift? A vida de uma dançarina? A vida de uma garota do espetáculo? “Showgirl” é uma palavra em inglês utilizada para se referir às mulheres que se apresentam em cabarés, teatros de revista e cassinos.

(Foto: YouTube / Taylor Swift)
Leia mais:
- Taylor Swift é a artista mais ouvida do mundo no Spotify após anúncio de álbum
- O que “Applause”, de Lady Gaga, tem a ver com a nova era de Taylor Swift?
- Conseguiram atrapalhar o anúncio da Taylor Swift para “The Life of a Showgirl”
Showgirls são performers com habilidades de canto, dança e atuação, que utilizam figurinos extravagantes, com plumas e brilhos, e quase sempre são extremamente sexualizadas e objetificadas. É comum se apresentarem de topless, por exemplo. Confira cinco filmes para entender melhor o mundo das showgirls!

(Foto: YouTube / Taylor Swift)
1. “A Última Showgirl”, com Pamela Anderson
O filme conta a história de uma “showgirl” experiente, que precisa planejar seu futuro quando o show do qual faz parte é encerrado abruptamente depois de 30 anos. Pamela Anderson é a protagonista e foi indicada ao Globo de Ouro pelo papel. O filme, dirigido por Gia Coppola (neta de Francis Ford Coppola), também conta com Jamie Lee Curtis no elenco e traz uma música original de Miley Cyrus, “Beautiful That Way”.
2. “Moulin Rouge”, vencedor de dois Oscars
O termo “showgirl” é bastante norte-americano, mas se aplica também às artistas dos cabarés parisienses. Moulin Rouge é o mais famoso da capital francesa e já inspirou um filme musical homônimo em 2001, com Nicole Kidman no papel da dançarina Satine, o “diamante brilhante”. O longa é do cineasta Baz Luhrmann e venceu os Oscars de melhor direção de arte e melhor figurino.
3. “Paixão de Todos”, a “showgirl” de Hollywood
O filme de 1930 acompanha a saga de Dixie, a atriz que vai protagonizar a adaptação cinematográfica de um espetáculo da Broadway chamado “Rainbow Girls”. Alice White protagoniza o filme, dirigido por Mervyn Leroy. O longa também é um bom exemplo dos figurinos e do universo das “showgirls”.

(Foto: Divulgação)
4. “Crazy Horse”, documentário sobre clube de Paris
Assim como o Moulin Rouge, o Crazy Horse é um cabaré parisiense que atrai turistas do mundo inteiro para ver shows de mulheres seminuas. Ele já inspirou o clipe de “Partition” da Beyoncé. O clube é tema de um documentário de 2011 do cineasta norte-americano Frederick Wiseman. É um bom filme para entender como a sensualidade é usada em cena.

(Foto: Divulgação)
5. “Cabaret”, com Liza Minnelli
O musical vencedor de oito Oscars acompanha Liza Minnelli na pele de Sally Bowles, a performer de um clube de Berlim quando o partido nazista chega ao poder. O filme tem direção e Bob Fosse e gira em torno de um triângulo amoroso.
Também Pode Gostar