Por Leonardo Torres e Matheus de Carvalho.
É 2026 e você tá se sentindo velho?! Espera até ver essa lista… No Brasil do ano 2000, Sandy & Junior construíam seu legado com “A Lenda”, uma das canções mais emblemáticas de sua discografia e Wanessa Camargo iniciava sua carreira musical com “O Amor Não Deixa”. Lá fora, Britney Spears hipnotizava os fãs de pop com “Oops! … Did It Again”, Coldplay fazia sucesso com “Yellow” e as Spice Girls lançavam um de seus últimos hits. Tudo isso parte de alguns dos 26 álbuns que escolhemos para relembrar por terem sido lançados exatamente 26 anos atrás. Confira a lista!
1. Backstreet Boys – “Black & Blue”
Já era o quarto álbum dos Backstreet Boys. Eles lançavam praticamente um disco por ano. Neste, emplacou o sucesso “Shape of My Heart”, que estreou direto no Top 10 da Billboard Hot 100. Com a turnê deste disco, o grupo veio ao Brasil pela primeira vez.
2. Bon Jovi – “Crush”
Anos e anos antes do termo ‘crush’ se popularizar para se referir à paquera, a banda de hard rock americana o usou para dar nome ao seu sétimo álbum de estúdio. Fruto do projeto é um dos maiores hits deles, que atravessa gerações desde então: “It’s My Life”. “Say It Isn’t So” e “Thank You for Loving Me” também foram faixas trabalhadas pela banda liderada por Jon Bon Jovi.
3. Britney Spears – “Oops!… I Did It Again”
O segundo álbum de Britney Spears fez história ao vender 1,3 milhão de cópias em uma semana nos Estados Unidos – um recorde que durou 15 anos. “Oops!” foi indicado ao Grammy de melhor álbum pop vocal e rendeu clássicos da Britney como “Stronger”, “Lucky” e a música-título.
4. Charlie Brown Jr. – “Nadando com os Tubarões”
É o terceiro álbum da banda e o último com sua formação original. Trouxe o hit “Não É Sério” (com Negra Li), que alcançou o nº1 nas rádios, e rendeu uma indicação ao Grammy Latino.
5. Christina Aguilera – “Mi Reflejo”
A cantora estreitou seus laços com sua ascendência latina com seu primeiro álbum em espanhol no ano 2000. O disco contou com músicas inéditas e versões dos sucessos anteriores da Christina. “Genie in a Bottle” virou “Genio Atrapado”.
6. Coldplay – “Parachutes”
É o primeiro álbum da banda inglesa e inicialmente saiu apenas no Reino Unido, onde recebeu certificado de 7x platina. Depois, saiu em outros países. Ele foi premiado no Grammy e no BRIT Awards, colocando o Coldplay no mapa da música mundial. “Yellow” é deste álbum.
7. Eminem – “The Marshall Mathers LP”
O álbum de rap mais vendido da história à época, com mais de 1,7 milhão de cópias comercializadas na semana de estreia, o “The Marshall Mathers LP” é o terceiro da carreira de Eminem. Em suas letras, o rapper reflete sobre sua ascensão à fama e sobre aqueles que criticavam suas músicas. Tendo atingido o topo da Billboard 200, o álbum teve como faixas-destaque “The Real Slim Shady”, “The Way I Am”, “Stan” e “I’m Back”.
8. Gilberto Gil e Milton Nascimento – “Gil & Milton”
Duas lendas da música popular brasileira se encontram neste disco datado de 2000. O álbum em conjunto mescla canções inéditas a regravações de clássicos de nomes como Beatles e Dorival Caymmi. Muito elogiado pelo público e crítica, “Gil & Milton” teve como principal música de trabalho “Sebastian”.
9. Ivete Sangalo – “Beat Beleza”
É o segundo álbum de Ivete e traz composições de Chico Buarque, Djavan, Cassiano e Herbert Vianna. O líder do Paralamas do Sucesso é o autor do mega sucesso “A Lua Q Eu T Dei”, que fez parte da trilha da novela “Porto dos Milagres”.
10. KLB – “KLB”
Quem era criança ou adolescente nos anos 2000 certamente não passou ileso aos sucessos do KLB. O trio pop masculino mais exitoso da música nacional lançou seu disco de estreia há 26 anos. Munido de grandes sucessos como “A Dor Desse Amor”, “Ela Não Está Aqui”, “Estou Em Suas Mãos” e “Por Que Tem Que Ser Assim?”, o disco foi o segundo mais vendido no Brasil nos anos 2000 e chegou a receber disco de diamante, tendo batido a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
11. Madonna – “Music”
O oitavo álbum de estúdio da carreira de Madonna veio após o aclamadíssimo “Ray of Light” (1998) e em momento em que artistas mais jovens em ascensão dominavam a indústria fonográfica norte-americana, como Britney Spears e Christina Aguilera. Influenciado pelo dance-pop e eletrônica, o “Music” teve como faixas-destaque a própria “Music”, “Don’t Tell Me” e “What It Feels Like For a Girl”. O álbum recebeu 5 indicações ao Grammy entre 2001 e 2002.
12. Marisa Monte – “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”
Os fãs tiveram que esperar por quase cinco anos por esse álbum, mas Marisa compensou a espera com um de seus maiores sucessos, “Amor I Love You”. O disco ganhou o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.
13. ‘N SYNC – “No Strings Attached”
O disco estreou no topo da Billboard 200 com mais de 2,4 milhões de cópias vendidas na primeira semana – um recorde na ocasião. É o auge do ‘N Sync: o disco ficou oito semanas em nº1 nos Estados Unidos. Dele, saíram os singles “Bye Bye Bye” e “It’s Gonna Be Me”.
14. Nelly Furtado – “Whoa, Nelly!”
O disco que introduziu Nelly Furtado à música também completa seu 26º aniversário. “I’m Like a Bird” foi o primeiro single do álbum e é um dos maiores sucessos da cantora até hoje. O disco que vendeu mais de 7 milhões de cópias pelo mundo também teve como singles “Turn Off the Light”, “…On The Radio (Remember the Days)” e “Hey, Man!”.
15. Oasis – “Standing on the Shoulder of Giants”
O quarto álbum de estúdio da banda de rock inglesa veio em momento decisivo da carreira, já que no ano anterior o Oasis havia perdido dois de seus membros e realizado uma substituição de produtor. Considerado um disco psicodélico moderno, “Standing on the Shoulder of Giants” se destaca por canções como “Go Let It Out” e “Sunday Morning Call”.
16. Ricky Martin – “Sound Loaded”
Um álbum dançante e influenciado por ritmos essencialmente latinos, o “Sound Loaded” é o sexto projeto completo do cantor porto-riquenho e uma de suas maiores apostas para o mercado norte-americano. Tendo estreado no 4º lugar da Billboard 200, o disco se destacou por músicas como “She Bangs”, “Nobody Wants to Be Lonely” e “Loaded”.
17. Robbie Williams – “Sing When You’re Winning”
Encabeçado por canções como “Kids”, “Supreme”, “Let Love Be Your Energy” e “Better Man”, o “Sing When You’re Winning” é definido como uma mescla de dance-pop pós-milenar e rock britânico. Contendo mensagem oculta em uma das faixas e referências ao futebol para sua arte de capa, o disco foi um sucesso de crítica e vendas.
18. Sandy e Junior – “Quatro Estações: O Show”
O segundo álbum ao vivo da dupla se tornou um dos mais vendidos da história do país. Além dos maiores sucessos dos irmãos, celebrando a era “As Quatro Estações”, o disco entregou de bônus as inéditas “A Lenda” e “Enrosca”. Sandy ganhou o Prêmio Multishow de melhor cantora no ano 2000.
19. Shakira – “MTV Unplugged”
Os projetos ao vivo da MTV eram o momento nos anos 2000 e Shakira foi um dos principais nomes desse movimento! Incluindo versões para sucessos como “Estoy Aquí” e “Inevitable”, o disco rendeu à colombiana o primeiro Grammy de sua carreira e vendeu mais de 5 milhões de cópias.
20. Skank – “Maquinarama”
O quinto álbum do Skank é um tributo ao produtor Suba, que foi o escolhido para produzir o compilado, mas que faleceu um ano antes do lançamento vítima de um incêndio. Tendo conquistado certificado de platina, o disco foi marcado por canções como “Três Lados”, “Balada do Amor Inabalável” e “Ela Desapareceu”.
21. Spice Girls – “Forever”
Último álbum das Spice Girls antes da separação e o primeiro sem Geri Halliwell. O disco rendeu um single nº1 na parada britânica, “Holler”, e fico marcado por não ter uma turnê própria. As cantoras já estavam focadas em carreiras solo.
22. Toni Braxton – “The Heat”
Em “The Heat”, Toni Braxton trocou suas poderosas baladas por um som mais urbano em faixas como “He Wasn’t Man Enough” e “Maybe”. Terceiro álbum da cantora, teve quase todas as suas músicas compostas por ela e pelo marido, Keri Lewis. O projeto estreou em segundo lugar na Billboard 200.
23. Twister – “Twister”
Quem aí é da época do sucesso “40 Graus”, do Twister? A faixa foi o carro-chefe do primeiro álbum de estúdio da banda, que também se destacou por músicas como “Perdi Você” e “A História Desse Amor”. Com “40 Graus” bombando nas rádios, o disco conquistou certificado de platina.
24. U2 – “All That You Can’t Leave Behind”
O décimo álbum dos irlandeses vendeu mais de 12 milhões de cópias mundialmente e ganhou sete Grammys. É marco na carreira do U2. A era começou simplesmente com o single “Beautiful Day”.
25. Wanessa Camargo – “Wanessa Camargo”
O ano 2000 também marcou o debut de Wanessa Camargo, com um álbum homônimo. Apostando no country pop para o mercado adolescente, ela entregou sucessos como “O Amor Não Deixa”, “Apaixonada Por Você” e “Eu Posso Te Sentir”. Ganhou o Prêmio Multishow de artista revelação.
26. Westlife – “Coast to Coast”
O primeiro single de “Coast to Coast”, segundo álbum da boyband irlandesa Westlife, foi uma parceria com ninguém mais ninguém menos que Mariah Carey – “Against All Ods”. O compilado foi um sucesso comercial, com estreia no topo da parada de álbuns do Reino Unido. “My Love” e “What Makes a Man” também foram eleitos singles do disco.




