Ebony viveu um momento emblemático nesta quarta-feira (4), direto do Palácio do Planalto, em Brasília. A rapper, nascida em Queimados, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, representou a cultura e a periferia na cerimônia de lançamento do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, que contou com a presença do Presidente, Lula, e de autoridades dos Três Poderes. O pacto prevê integrar políticas públicas para conter a escalada da violência contra mulheres, melhorar a resposta de proteção e atendimento e fortalecer ações preventivas em longo prazo.
LEIA MAIS:
- Atrações do SeráQAbre? no Carnaval do Rio, Carol Biazin e Ebony podem performar Que Pecado! juntas
- Ebony se junta à Wanessa e Carol Biazin em edição de Carnaval do SeráQAbre?, no Rio
- Quanto uma mulher negra precisa conquistar para ser revelação?, questiona Ebony ao receber prêmio no WME 2025
- WME 2025 consagra Joelma, Gaby Amarantos, Vivi, Ebony e outras artistas; confira todas as vencedoras
Foto: Divulgação
A artista, que tem se destacado cada vez mais no cenário musical brasileiro, levou ao evento a perspectiva do hip-hop e a vivência de uma mulher negra no Brasil, agregando uma mensagem de inclusão e reforçando a importância de escutar vozes diretamente atravessadas pela misoginia e violência de gênero.
“Foi uma honra estar representando a minha música e toda a minha classe, sendo uma mulher negra da Baixada Fluminense e que convive diretamente e indiretamente com a misoginia. O feminicídio nada mais é do que o último estágio de um problema que começa na criação dos meninos […]. O hip-hop é um gênero sobre revolução e protesto, então não poderíamos ficar de fora do debate”, declara Ebony, destacando a dimensão cultural da problemática.
O Presidente, Lula, por sua vez, destacou nas redes sociais: “Lutar contra o feminicídio, e todas as formas de violência contra as mulheres, deve ser responsabilidade de toda a sociedade. Mas, principalmente, especialmente, dos homens. Não basta não ser um agressor. É também preciso lutar para que não haja mais agressões”.
“Esse compromisso não é para uma data específica, nem para um discurso isolado. É tema para porta de fábrica, de escola, de universidade, de parlamento, de casa. O que nós estamos falando é da possibilidade de criarmos uma nova civilização. Uma civilização de iguais, em que não é o sexo que faz a diferença, mas o comportamento, o respeito”, complementou Lula.
O encontro, que também contou com uma apresentação musical da cantora Larissa Luz, marcou um gesto de mobilização e compromisso, aproximando o poder público e a sociedade civil e simbolizando a presença de Ebony como uma caminhada rumo à construção de medidas efetivas contra o feminicídio.
Foto: Divulgação
Segunda-feira de Carnaval do Rio terá SeráQAbre? com Wanessa Camargo, Carol Biazin, Ebony e mais
Wanessa Camargo, Carol Biazin e Ebony estão no line-up da festa que terá mais de 10 horas de duração, com DJs de pop e música urbana, vibe intensa e pista cheia do começo ao fim, do jeitinho que a segunda de Carnaval pede! A festa acontece em 16 de fevereiro, no MAM, Rio de Janeiro.
Os ingressos já estão à venda na plataforma Ticket360, com os setores Arena e Área VIP. Os valores variam entre R$44 e R$176, já com as taxas inclusas.




