Maior do que nunca, Rosalía está oficialmente de volta! Após anunciar o lançamento do álbum “LUX” para novembro, hoje (27) a cantora liberou a primeira amostra do projeto: “Berghain”. O lead single é uma parceria da espanhola com Björk e Yves Tumor e vem acompanhado de um videoclipe cinematográfico. Veja mais detalhes!
LEIA MAIS
- “LUX”: 10 curiosidades sobre o novo álbum de Rosalía e tracklist completa
- Rosalía atrai multidão à praça em Madrid para promover o novo álbum, “LUX”; veja vídeos
- Rosalía deixa criador de “Euphoria” fascinado no set da série
Foto: Reprodução YouTube
Cantada em espanhol, alemão e inglês, “Berghain” é uma grandiosa peça orquestral presente no segundo movimento do álbum “LUX”. Gravada junto a London Symphony Orchestra, sob a regência de Daníel Bjarnason (maestro do Sigur Rós), a música confirma o que a gente já sabia: Rosalía vem sublime no sucessor de “Motomami”.
O clipe foi produzido pela CANADA e dirigido pelo colaborador de longa data da artista, Nicolás Méndez, conhecido por dirigir “Malamente”, “TKN” e “Pienso En Tu Mirá”. Filmado em Varsóvia, na Polônia, o vídeo acompanha uma mulher enfrentando o luto enquanto tenta curar seu coração partido. No fim, ela encontra consolo e cura por meio de sua espiritualidade.
Assista agora:
“LUX”
O quatro álbum de estúdio de Rosalía chegará aos tocadores de música no dia 7 de novembro via Columbia Records. O projeto, que será dividido em quatro movimentos, como uma sinfonia, terá 18 faixas no total e foi apresentado de forma teatral em Madrid, com um takeover na Gran Vía.
Gravado com a Orquestra Sinfônica de Londres e repleto de colaborações femininas poderosas, o disco promete um mergulho em sonoridades orquestrais, referências espirituais e fusões culturais inéditas na carreira da artista.
Foto: Divulgação
A estética do “LUX” é marcada por referências religiosas, angelicais e renascentistas, em contraponto à energia urbana e fragmentada de “Motomami”. O visual sugere purificação e ascensão espiritual, enquanto o título “lux” (latim para “luz”) reforça a ideia de iluminação interior.
Musicalmente, o disco deve alternar momentos minimalistas e contemplativos com passagens grandiosas. Baseado nas participações, Rosalía promete uma mistura de flamenco, música clássica, fado, experimental eletrônico e pop contemporâneo, criando um universo sonoro que transita entre o devocional e o vanguardista.
As versões em CD e vinil terão três músicas bônus, que não disponíveis nas plataformas digitais: “Focu ‘ranni”, “Jeanne” e “Novia Robot”. A cantora também deve apostar em edições especiais de luxo.

Sucessor de “Motomami”
Desde “Motomami”, Rosalía manteve uma presença forte com colaborações como “New Woman”, com Lisa, do BLACKPINK, “Oral”, com Björk, e “Omega”, com Ralphie Choo, além do EP “RR” com Rauw Alejandro. Essas parcerias pavimentaram o caminho para o novo som expansivo de “LUX”.
Vale lembrar que “Motomami” conquistou quatro prêmios Latin Grammy, incluindo Álbum do Ano, e o Grammy de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo Latino em 2023. Com “LUX”, Rosalía parece mirar ainda mais alto, transformando sua estética provocadora em um manifesto artístico sobre espiritualidade, corpo e som. “Berghain” é só o começo.


