Após a morte de Preta Gil, viralizou um vídeo antigo em que a cantora diz que gostaria que seu funeral contasse com um cortejo em trio-elétrico puxado por Ivete Sangalo. Mas seu velório não será assim. A família informou à revista Quem, por meio de sua assessoria de imprensa, que o funeral no Theatro Municipal do Rio não contará com apresentações musicais. E nada de trio-elétrico também.

Foto: Instagram/@pretagil
Leia mais:
- Preta Gil: informações oficiais sobre o velório da cantora são divulgadas
- Prefeitura do Rio batiza circuito de mega blocos como “Circuito Preta Gil”
- Preta Gil em 10 atos: a trajetória de uma artista que nunca teve medo de ser quem é
- Carolina Dieckmmann entra ao vivo na TV para falar da morte de Preta Gil: “não sentiu dor”
O funeral está marcado para sexta (25/7), das 19h às 13h, no saguão do teatro e será aberto ao público. O local foi escolhido pela própria Preta Gil. Depois, o corpo da cantora será encaminhado para a cremação – sem cortejo – no Cemitério da Penitência, no Caju. Esta será uma cerimônia privada para amigos e familiares das 15h às 17h.
A assessoria do cemitério confirmou as informações à Quem:
“O Crematório e Cemitério da Penitência informa que, após o velório de Preta Maria Gil Gadelha Moreira no Theatro Municipal do Rio, o corpo da artista será levado à capela ecumênica do nosso cemitério por volta das 15h, onde ocorrerá uma cerimônia de despedida exclusiva para familiares e amigos próximos até às 17h. Após esse momento, o corpo de Preta Gil será encaminhado para cremação. Nossa solidariedade à família e amigos de Preta que mostrou a todos a alegria de viver”.

Foto: C.J. Toskano
Fran Gil fala pela 1ª vez sobre a morte da mãe, Preta Gil
Filho único de Preta Gil, o músico Francisco Gil, de 30 anos, fez uma primeira declaração nas redes sociais após a morte da mãe, após uma longa batalha contra um câncer de intestino. O integrante do grupo Gilsons escreveu um depoimento carregado de emoção e compartilhou a última foto que ele e a neta da cantora, Sol de Maria, tiraram com Preta.
“Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. você segurava minha mão com força… e eu sem entender de onde você tava tirando aquela força. já faz muito tempo que venho tentando entender de onde vem essa sua força toda.. e agora entendo. o motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. o amor sempre foi ação pra você… nunca se estagnou”, escreveu.

Foto: Instagram/@franciscogil
No texto, Francisco continua: “você foi implacável amando. sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta sol de maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você. de um país inteiro que torceu… e assim lutou junto também. esse amor também chegou pra todos nós. a rede de apoio mais linda, que você construiu”.
“A sua compulsão era a generosidade. ter o seu amor foi um impacto grande pra qualquer um e eu nunca me incomodei de dividir ele com ninguém, porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita. e você amou tanto… tanto. você foi — e será sempre — tão amada, mãe. que privilégio ter vindo pra esse mundo de dentro de você. minha melhor amiga”, finaliza.