O álbum “Mayhem”, que Lady Gaga lançou em março, bateu um milhão de cópias comercializadas nos Estados Unidos. O número foi divulgado pela Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA), que lhe conferiu o certificado de platina no país.

(Foto: Divulgação)
Leia mais:
- Lady Gaga nunca recusou cantar no casamento do bilionário Jeff Bezos porque nem chegou a ser convidada, diz site
- Alunos de escola no Piauí surpreendem ao recriar show de Lady Gaga em Copacabana para gincana – veja o vídeo!
- Lady Gaga arrecada US$40,8 milhões com apenas 4 shows em Singapura e quebra recorde
Este milhão de unidades não significa exatamente “álbuns vendidos”, como antigamente. A RIAA utiliza uma métrica de proporção entre vendas e streams para suas certificações, para retratar as variadas formas de consumo do mercado atual.
“Mayhem” estreou no topo da Billboard 200, a parada dos Estados Unidos, já com 219 mil unidades equivalentes (sendo 136 mil de vendas físicas). O álbum já completou 16 semanas na parada, e rendeu um megahit chamado “Die With a Smile”, dueto com Bruno Mars, que liderou a Hot 100 por cinco semanas.
Este é considerado o oitavo álbum de Lady Gaga, apesar dos álbuns de jazz conjuntos com Tony Bennett e do disco criado para sua personagem no filme “Coringa: Delírio a Dois” (2024). Neste trabalho, Gaga bebeu de referências como Prince, David Bowie, Nine Inch Nails, Radiohead e Earth, Wind & Fire.
A turnê do “Mayhem”
O álbum renderá uma turnê mundial que começará no próximo dia 16, nos Estados Unidos. A “Mayhem Ball Tour” foi concebida para apresentações em arenas, o que dá maior controle criativo para Gaga, mas ela precisou abrir algumas exceções para shows em estádios.
A cantora está com 62 shows marcados até agora, percorrendo a América do Norte, a Europa, a Ásia e a Austrália até o início de 2026. Existem rumores também de negociações da Live Nation para trazê-la ao Brasil no ano que vem, mas nada confirmado.

Foto: Spotify/Instagram @ladygaga